Como funciona o atendimento online

Nesta página você irá encontrar informações sobre segurança da informação, sigilo, agendamentos e pagamentos.

​Prestação de serviços psicológicos por meio de tecnologias da informação e comunicação regulamentada pela Resolução CFP Nº 11/2018.

O cliente, adulto, que estiver interessado na modalidade de psicoterapia individual, deverá entrar em contato via telefone ou mensagem de WhatsApp com a finalidade de obter mais informações e disponibilidade de agendamentos. Em no máximo 24h terá retorno para que então escolha um horário e possa dar início às sessões de terapia.

​Menores de 18 anos

No caso de o interessado ser menor de 18 anos, o contato deverá ser intermediado por seu responsável legal, o qual receberá um modelo de autorização para que o atendimento online seja realizado. O responsável deverá preencher, assinar, reconhecer sua firma em cartório e obter uma cópia autenticada que deverá ser digitalizada e encaminhada via WhatsApp ou e-mail.

​Informações sobre o profissional

É direito do cliente realizar uma busca junto ao website do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul para confirmar a veracidade dos dados do psicólogo, tais como número de registro e situação da inscrição no Conselho. Também, deve certificar-se de que o profissional está autorizado a realização de atendimentos online.

​Segurança Online

Por se tratar de um meio digital, não há garantias absolutas de sigilo, sendo fundamental para a sua segurança que não sejam utilizados computadores de redes públicas, lan-houses, redes e computadores corporativos, instituições de ensino, etc. Também a fim de evitar vazamento de dados e invasão de hackers, o dispositivo que você irá utilizar (PC, notebook, tablet ou celular) deverá ter programa antivirus instalado e atualizado. Recomenda-se que o disposivo opere com internet de banda larga, com webcam e microfone. Para aumentar o grau de confidencialidade, orienta-se que se faça uso de fones de ouvido. Se optar por atendimento via e-mail , o cliente deverá possuir um e-mail particular. Após as sessões delete o histórico de seu dispositivo.

Para os atendimentos, opte por um local calmo, livre de ruídos e onde você possa ter privacidade, ficando livre de interrupções. Considere que, mesmo com todas as precauções, a internet pode ser um ambiente vulnerável a ameaças digitais.

​Sigilo

De acordo com o Código de Ética do Psicólogo:

Art. 9º– É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Art 10º– Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

Art. 11– Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código.

​OBS: O sigilo poderá ser confidenciado aos responsáveis se o assunto colocar em risco a vida do cliente ou de terceiros.

Desta forma, as informações que forem disponibilizadas durante todo o processo de Atendimento Online serão tratadas de forma ética e profissional, sendo protegidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo conforme expresso anteriormente.

​Agendamentos e Pagamentos

Os atendimentos serão realizados em dias e horários previamente agendados, observando a compatibilidade de agenda do Psicólogo e do Paciente. O pagamento da sessão será realizado através de depósito bancário em espécie ou transferência bancária, com uma antecedência mínima de 48 horas anteriores a data agendada para o atendimento, com o envio de comprovante. Se o cliente optar por depósito bancário em cheque, deverá antecipar o prazo do depósito, considerando o tempo necessário para a compensação bancária.

​Faltas, atrasos ou indisponibilidade técnica

Se houver indisponibilidade de comparecimento ao atendimento, esta deverá ser avisada com 24 horas de antecedência para que se possa ser reagendado, em outro dia/horário. Se houver disponibilidade de agenda ainda no mesmo dia e que seja compatível para o cliente e psicólogo, a sessão será remanejada imediatamente. Problemas de natureza técnica (indisponibilidade tecnológica, falhas de energia elétrica, etc) e que impossibilitem a execução do atendimento, da mesma forma gerará um reagendamento.

Se houver atraso do cliente, a tolerância é de 15 minutos e será cobrado como tempo integral, não havendo assim, devolução de valores. Caso algum imprevisto venha acontecer e que impossibilite o atendimento online por parte do psicólogo, o paciente ou o seu responsável (em se tratando de menor de idade) será comunicado via celular cadastrado (ligação, sms ou WhatsApp) e será feita a reposição da sessão, de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.

O não comparecimento ao atendimento e que não observe o exposto anteriormente, será considerado como sessão realizada, não havendo, portanto, devolução do valor pago.

Conforme se expos, os serviços para orientação psicológica online são prestados por Psicólogo(a), via internet, preferencialmente através de vídeo-chamada ou por escrito (via e-mail), quando houver indisponibilidade de outro meio. O paciente receberá orientação psicológica que lhe permita avaliar a problemática exposta e adotar decisões mais apropriadas para o momento.

Reitera-se que é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional. Tanto o psicólogo quanto o cliente estão proibidos de fazer gravações das sessões(em formato de vídeo ou áudio) , quer sejam parciais ou totais.